MENU
Amazônia
Editorial
Eucalipto
Finanças
Móveis & Tecnologia
Pesquisa
Pinus
Planejamento
Processamento
Produtividade
Secagem
Serras
Tecnologia
Xylexpo
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°98 - AGOSTO DE 2006

Tecnologia

Gerenciamento começa na floresta

O crescimento da demanda por madeira de reflorestamento nos últimos anos tem levado ao desenvolvimento de tecnologias para aumentar a produtividade e garantir a qualidade destas espécies. Neste sentido, os softwares tem tido um papel importante e estão ganhando espaço.

Para o setor de base florestal existem opções de software para vários segmentos da cadeia produtiva, bem como o gerenciamento específico para determinadas madeiras de reflorestamento, guia para fabricação de móveis e dicas de administração logística, por exemplo.

O software SisEucalipto, elaborado pela Embrapa é um simulador utilizado no gerenciamento de reflorestamentos de eucalipto. A ferramenta permite calcular quando, quanto e como desbastar cada floresta de eucalipto, e definir qual a idade ideal para o corte final.

O manejo adequado do reflorestamento permite o ganho de produtividade, tornando a empresa mais competitiva. Com o uso do software também é possível elaborar planos de manejo para a produção sustentável, um dos requisitos básicos para a certificação florestal.

A parte de análise econômica do software permite ao usuário realizar análises da produção madeireira em larga escala, através de vários critérios de avaliação. Esta análise contempla todos os centros de custos de produção, preços de madeira e taxas de atratividade, além de possibilitar uma análise de sensibilidade para avaliar o comportamento dos custos e da rentabilidade da produção.

A Embrapa desenvolveu também o SISPinus, que permite gerenciar a produção de toras para laminação e serraria, que devem ser manejados para diminuir a competição entre árvores e estimular o crescimento em diâmetro. A ferramenta permite a aplicação de desbastes adequados e de desrama queresultam em toras de melhor qualidade e valor, gerando maior renda ao produtor.

As dimensões das toras para laminação e serraria variam de acordo com exigências específicas de cada indústria. Normalmente, elas são definidas pelo diâmetro da extremidade mais fina: para Laminação especial a medida recomendada é maior que 35 cm, para laminação comum, de 25 a 35 cm e para serraria de 15 a 25 cm.

Segmento moveleiro

Solucionar a tarefa de classificar os variados pedidos de móveis que chegam à fábrica, com o fim de criar os diferentes listados, em particular aqueles que comportam medidas especiais (cada vez mais freqüentes), é um dos pontos fortes do módulo TeoWin de fabricação.

Através deste software o próprio fabricante pode criar diversos listados de agrupamento com critérios específicos: espessuras, acabamentos, medidas, processos de corte, cantos, mecanizações, cores, envernizado, montagem, e outros.

Uma boa planificação e organização poupa tempo, evita erros e facilita o cumprimentos das entregas e dos pedidos, segundo o calendário previsto. O software TeoWin-fabricação é uma ferramenta importante neste sentido.

Um móvel, ou um conjunto de peças composto por diferentes elementos de custo (matérias-primas), requer a composição de um projeto de decomposição para a cada componente a participação que lhe corresponde. Assim, entram em jogo: metros quadrados, metros lineares, metros cúbicos, unidades, quilos, litros, mão de obra, horas de máquina, entre outros, cuja combinação varia segundo a medida e o tipo de móvel.

O desenho é um fator importante para a compreensão visual do móvel, tanto para quem cria e fabrica como para o distribuidor e o cliente que querem ver como vai ficar a composição. O fabricante pode trabalhar com preços tarifados e baixo orçamento (para medidas especiais, que cada vez são mais comuns).

Os orçamentos aceitos e os pedidos de preços, ao chegar à fábrica obrigam a uma classificação, que cada fabricante tem muito personalizada: espessuras, materiais, cores, medidas; seccionadora, lixadora, canteadora, linha de envernizado, de lacado; processos de mecanização e outros. O controle de estoque é imprescindível para que não falte matéria-prima para cumprir, nas datas correspondentes, as entregas dos pedidos recebidos.

Além disto, a ferramenta possibilita:

- Criação automática de tarifas por pontos (tão utilizadas hoje em dia) ou por escudos para facilitar ao distribuidor usuário de TeoWin a atualização dos seus preços, via CD-ROM ou Internet, com a conseqüente poupança de tempo e dinheiro;

- Facilitar ao distribuidor as compras, com os preços atualizados, para que faça o pedido pelo meio que lhe seja mais cômodo (fax, telefone, modem, comércio, e outros;

- Emissão de guias, faturas e recibos, com tratamento personalizado para cada cliente;

- Cálculo e aplicação de comissões aos comerciais por diferentes parâmetros;

- Estatísticas e informações comerciais relacionais;

- Contabilização automática de fatura de compra, serviços e venda;

- Contas, diários, extratos de conta, balanços de somas e saldos, de situação. Conta de perdas e ganhos. Registros e liquidações de IVA. Contabilidade;

- Previsão de cobranças e pagamentos. Remessas (controlo por dezenas). Riscos. Gestão de impagáveis. Cheques e letras.